Sunday, October 24, 2010

Em Busca de Reconhecimento Professional

Com a globalização muitos profissionais passaram a deixar seus paises com a esperança de construir uma nova vida. Entretanto, alguns deles descobrem que a globalização de verdade não existe, não quando se trata de se reinserir profissionalmente no mercado de trabalho. Diplomas de universidades conceituadas são desqualificados. Anos de experiências são negados.  Ficamos sem eira nem beira, já que a profissão que escolhemos também nos define como pessoa. Uma verdadeira perda de identidade e infelizmente só quem já passou por isso, pode entender a dor desta perda. Você sabe o que é ver anos de investimento em estudo, trabalho e especializações serem simplesmente desqualificados sem a menor consideração?  Por mais que os nativos se proponham a entender, infelizmante não conseguem apreender a dor desta perda. E neste momento ficamos indignados, incompreendidos.

Ter a minha identidade profissional arrancada de mim abruptamente trouxe um sentimento de perdas constantes e de um luto que parece não ter fim, independente de quantos anos eu tenho vivido numa outra cultura. Ao me deparar com as perdas, primeiro veio a raiva, a indignação, a pergunta "O que estou fazendo aqui, já que o país me "rejeita" como profissional?” Depois de muito luto,  resolvi aceitar o fato e correr atrás do tal reconhecimento profissional. Pra algumas pessoas isso signifca voltar a universidade e repetir o mesmo curso, pra outras significa trocar de profissão e começar do zero.  A luta é diária, assim como em qualquer lugar do mundo, porém ela é acompanhada o tempo todo por perguntas do tipo:  "Será que vale a pena estar longe da família, amigos e da nossa cultura?” Será que um dia eu poderei ser reconhecida pelo que posso oferecer profissionalmente? Ou serei sempre uma profissional estrangeira?... E o que signifca mesmo ser uma profissional estrangeira?
  

No comments:

Post a Comment