Monday, November 8, 2010

Me sentindo em “casa” na minha nova casa

Eu nunca realmente pensei sobre meus valores culturais quando eu vivia em meu país natal. Não é que eu não estivesse atenta aos meus valores, eu estava, mas eles estavam  tão arraigados no que eu sou, que eu não precisava pensar sobre, eu apenas vivia. Nós sabíamos o que esperar uns dos outros em relação a como se comportar ou pensar sobre certas coisas, nossos valores, em geral. E eu não quero dizer que tenhamos que ter as mesmas opiniões sobre tudo, certamente que não, e isso era permitido, mas nós víamos o mundo através das mesmas lentes e partilhávamos uma mesma visão de mundo. De uma certa forma, isso trazia algum conforto, um conforto que eu somente pude entender ou me dar conta momentos mais tarde.

Depois de migrar permanentemente para um novo país, eu senti a perda do meu ambiente cultural e das pistas sociais que definiam a minha identidade. Eu me lembro que o que mais me afetou foi o fato de não poder antecipar o significado de certas coisas, ou o que as pessoas estavam pensando.No começo, eu sentia uma empolgação em explorar o novo lugar, tudo parecia diferente, e o diferente continha uma curiosidade em si mesmo, era fascinante. Mas essa empolgação sobre o novo foi se desfazendo àmedida que não era mais tanta novidade, e eu ficava com uma sensação de que estava faltando o que me constituía - por exemplo saber  onde estava o restaurante que servia a minha comida favorita, aparecer na casa do meu amigo sem ter que planejar com antecedência, e poder falar a minha língua nativa... Como eu sentia falta dos sons da minha língua nativa depois de viver alguns meses em outro país! Eu me lembro que meus músculos da garganta doíam ao tentar se ajustar aos sons da nova língua. Como eu sentia falta da sensação de calor na minha pele provocada pelo clima quente da minha cidade! Eu sentia tanta falta que ligava o aquecedor no máximo ao ponto de poder suar, assim eu podia sentir na pele aquela sensação de novo. Parece louco pra você? Para mim era muito nutridor, e me ajudava a lidar com a perda de um sentimento de pertencimento e das ameaças à minha identidade. Alguns amigos americanos me contaram que depois de sentir tanta falta de casa, ir  ao McDonalds e pedir um Big Mac os fazia relembrar um pouco de como era se sentir em casa.
Sorte deles que existe um McDonalds em toda parte do mundo! Nós ficamos com o desafio de trazer um pouquinho de casa pra nossa nova casa.

No comments:

Post a Comment